Criar um Site Grátis Fantástico

CAPELANIA SOCIAL

CAPELANIA SOCIAL

 

 

CAPELANIA SOCIAL

 

Há uma importância imensa para Deus, no relativo a dar assistência aos que estão com fome, sede, nus, conforme escrito em Mateus 25:35-36. É ordem do Senhor Jesus. Aprenderemos que a fé e as obras devem caminhar juntas. Deus, em sua Palavra, deu ênfase especial ao amor. Desde o Velho Testamento Ele deixou leis e mandamentos sobre a prática do amor destacando alguns segmentos marginalizados como: pobre, necessitado, viúva, órfão e o estrangeiro. Na Bíblia encontramos inúmeras referências às boas obras e a prática do bem. Vejamos alguns versículos bíblicos:

Êxodo 22:22 – “A nenhuma viúva nem órfão afligireis”; 23:6 – “Não perverterás o direito do teu pobre na sua demanda.”

Levítico 19:15 – “Não farás injustiça no juízo; não farás acepção da pessoa do pobre, nem honrarás o poderoso; mas com justiça julgarás o teu próximo”; 23:22 – “Quando fizeres a sega da tua terra, não segarás totalmente os cantos do teu campo, nem colherás as espigas caídas da tua sega; para o pobre e para o estrangeiro as deixará. Eu sou o Senhor vosso Deus.”

Mateus 5:16 – "Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem ao Vosso Pai, que esta nos céus".

Esta é a visão e o objetivo da capelania social. A ação social deve estar associada à apresentação do Evangelho como meio para mostrar às pessoas o cuidado e o amor de

 

Deus, ao conhecer e suprir-lhe as necessidades materiais através do seu povo.

A responsabilidade social é um conjunto de conceitos e ações que contribui para fazer um mundo melhor com a participação de todos. E, a capelania social é a solicitude de toda igreja para com as questões sociais. Trata-se de uma sensibilidade que deve estar presente em cada igreja e em cada dimensão, setor e pastoral. Enfim, deve estar presente nas comunidades eclesiais de base e nos movimentos. Em outras palavras, deve ser preocupação inerente a toda ação evangélica.

Dentro da dimensão sócio transformadora, é função da capelania social procurar responder a esse tipo de situação. Isto significa que as respostas não estão prontas, não há receita acabada. Em cada momento e em cada local, é preciso iniciar um processo em que o maior número de pessoas se envolva na busca de soluções concretas.

A partir da conscientização, da organização e da mobilização, abrem-se caminhos alternativos. O importante é chamar a atenção da igreja e da sociedade para esse quadro de injustiça cada vez mais grave. É importante também, como veremos adiante, envolver o maior número de parceiros na luta pela transformação social.

A capelania social tem como finalidade concretizar, em ações sociais e específicas, a atitude da igreja diante de situações reais de marginalização

A capelania social é voltada para a condição socioeconômica da população. Hoje, como ontem, ela se preocupa com as questões relacionadas à saúde, à habilidade ao trabalho, à educação, e, enfim, às condições reais da existência e qualidade de vida.

“Eu vim para que todos tenham vida e a tenham com abundância.” (João 10:10)

 

BIBLIOGRAFIA

 

– Materiais utilizados no Curso de Formação em Capelania CENJ (Capelania Evangélica Nova Jerusalém);

-- SedeeFomedoconhecimentodeCristo. blog.com.br

– Bíblia Sagrada;

– Pesquisas na Web

- Acafebi.com.br

- Oceb.com.br

 

 LITERATURA INDICADA

 

  1. “A Revolução no Voluntariado” – Bill Hybels

Editora Mundo Cristão – SP

  1. “No leito da enfermidade”, “Mal em bem”, “Aconselhamento a pacientes terminais”, “O poder do amor” e “Dor na alma – Depressão – Uma dor que ninguém compreende” – Eleny Vassão -Editora Cultura Cristã.
  2. Rosas de Setembro, Marylyn Willett Heavilin, Candeia, 1989.
  3. Deus sabe que sofremos, Philip Yancey, Vida, 1999.
  4. Mulheres ajudando Mulheres, Elyse Fitzpatrick, CPAD, 2001
  5. Decepcionado com Deus, Philip Yancey, Mundo Cristão, 1996.
  6. Parceiros de Oração, John Maxwell. Editora Betania, 1999.
  7. Igreja: Por que me importar?, Philip Yancey, Editora Sepal, 2000

9. No Leito da Enfermidade, Eleny Vassão, Cultura Cristã, 1997.