CAPELANIA SOCIAL
Há uma importância imensa para Deus, no relativo a dar assistência aos que estão com fome, sede, nus, conforme escrito em Mateus 25:35-36. É ordem do Senhor Jesus. Aprenderemos que a fé e as obras devem caminhar juntas. Deus, em sua Palavra, deu ênfase especial ao amor. Desde o Velho Testamento Ele deixou leis e mandamentos sobre a prática do amor destacando alguns segmentos marginalizados como: pobre, necessitado, viúva, órfão e o estrangeiro. Na Bíblia encontramos inúmeras referências às boas obras e a prática do bem. Vejamos alguns versículos bíblicos:
Êxodo 22:22 – “A nenhuma viúva nem órfão afligireis”; 23:6 – “Não perverterás o direito do teu pobre na sua demanda.”
Levítico 19:15 – “Não farás injustiça no juízo; não farás acepção da pessoa do pobre, nem honrarás o poderoso; mas com justiça julgarás o teu próximo”; 23:22 – “Quando fizeres a sega da tua terra, não segarás totalmente os cantos do teu campo, nem colherás as espigas caídas da tua sega; para o pobre e para o estrangeiro as deixará. Eu sou o Senhor vosso Deus.”
Mateus 5:16 – "Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem ao Vosso Pai, que esta nos céus".
Esta é a visão e o objetivo da capelania social. A ação social deve estar associada à apresentação do Evangelho como meio para mostrar às pessoas o cuidado e o amor de
Deus, ao conhecer e suprir-lhe as necessidades materiais através do seu povo. A responsabilidade social é um conjunto de conceitos e ações que contribui para fazer um mundo melhor com a participação de todos. E, a capelania social é a solicitude de toda igreja para com as questões sociais. Trata-se de uma sensibilidade que deve estar presente em cada igreja e em cada dimensão, setor e pastoral. Enfim, deve estar presente nas comunidades eclesiais de base e nos movimentos. Em outras palavras, deve ser preocupação inerente a toda ação evangélica. Dentro da dimensão sócio transformadora, é função da capelania social procurar responder a esse tipo de situação. Isto significa que as respostas não estão prontas, não há receita acabada. Em cada momento e em cada local, é preciso iniciar um processo em que o maior número de pessoas se envolva na busca de soluções concretas. A partir da conscientização, da organização e da mobilização, abrem-se caminhos alternativos. O importante é chamar a atenção da igreja e da sociedade para esse quadro de injustiça cada vez mais grave. É importante também, como veremos adiante, envolver o maior número de parceiros na luta pela transformação social. A capelania social tem como finalidade concretizar, em ações sociais e específicas, a atitude da igreja diante de situações reais de marginalização A capelania social é voltada para a condição socioeconômica da população. Hoje, como ontem, ela se preocupa com as questões relacionadas à saúde, à habilidade ao trabalho, à educação, e, enfim, às condições reais da existência e qualidade de vida. “Eu vim para que todos tenham vida e a tenham com abundância.” (João 10:10)
BIBLIOGRAFIA
– Materiais utilizados no Curso de Formação em Capelania CENJ (Capelania Evangélica Nova Jerusalém); -- SedeeFomedoconhecimentodeCristo. blog.com.br – Bíblia Sagrada; – Pesquisas na Web - Acafebi.com.br - Oceb.com.br
LITERATURA INDICADA
Editora Mundo Cristão – SP
9. No Leito da Enfermidade, Eleny Vassão, Cultura Cristã, 1997.
|