CAPELANIA MILITAR
Também chamada de capelania castrense. O capelão militar é um ministro religioso encarregado de prestar assistência religiosa a alguma corporação militar (Exército, Marinha, Aeronáutica, PM e Corpo de Bombeiros Militares). Nas instituições militares existem as capelanias evangélica e católica, as quais desenvolvem essas atividades buscando assistir aos integrantes das forças armadas, bem como os seus familiares, nas diversas situações da vida.
6.1 SUA MISSÃO
Atuar nas diversas instituições através de oficiais (militares) ou voluntários capacitados em hospitais, quartéis, navios, presídios, delegacias, hospitais, sanatórios, asilos, orfanatos, casas de menores, escolas, cemitérios, sindicatos, fábricas, empresas, clubes, creches, condomínios, instituições públicas (Câmara, Prefeitura, repartições, etc.). Estes agentes levam amor, conforto e esperança aos soldados, pacientes, alunos, funcionários e familiares, vivendo a fé cristã através do atendimento espiritual, emocional, social, recreativo e educacional. Sem distinção de credo, raça, sexo e classe social, na busca contínua da excelência no ensino e no ministério de consolo e esperança eternos.
6.2 BREVE HITÓRICO
Dentre as muitas instituições beneficiadas pela valiosa obra pública realizada pelos capelães evangélicos, podem citar-se: a Região Militar do Leste (sic) e 1º Região Militar, Academia Militar das Agulhas Negras (Resende, RJ), Escola de Sargentos das Armas (Três Corações, MG), Escola de Aprendizes de Marinheiro (sic) e 14º Batalhão de Caçadores [...].
João Filson Soren, brasileiro, pastor Batista, exerceu a presidência da Convenção Batista Brasileira por dez mandatos consecutivos. Presidiu a Aliança Batista Mundial (ABM) de 1960-1965. Nos 50 anos de existência da ABM, foi o primeiro Latino Americano a receber esta investidura. Pastoreou a Primeira Igreja Batista do Rio de Janeiro, por 50 anos. Recebeu o trabalho pastoral da igreja de seu pai, o rev. Francisco Fulgêncio Soren. João Filson Soren e seu pai trabalharam nesta igreja por quase todo século vinte, de 1902 a 1985.
O pastor João Filson Soren faleceu no dia 2 de janeiro de 2002, um dia
depois de comemorar o seu 67º aniversário de ordenação ao sagrado ministério, e um dia antes de comemorar o início de seu pastorado. O carioca João Filson Soren morreu no Rio de Janeiro, com 93 anos de idade. Durante seu pastorado, o rev. Soren batizou 3.345 novos membros, cerca de 67 pessoas por ano.
Sob o patrocínio da Confederação Evangélica do Brasil e por instrumento do seu Conselho de Relações Intereclesiástica e dos capelães evangélicos, é ministrada assistência religiosa no Exército [...]. Nomeados oficialmente pela Confederação Evangélica do Brasil, os capelães são reconhecidos pelas autoridades e exercem o seu ministério sem distinção de credo ou denominação. Na maioria dos casos este trabalho era feito voluntariamente, inicialmente apenas o capelão da 1º Região Militar (1º RM) recebia seus vencimentos do governo federal. De caráter rigorosamente interdenominacional, representa essa assistência uma das mais expressivas realizações da obra de cooperação e de unidade espiritual do Evangelho brasileiro.
BIBLIOGRAFIA
– Materiais utilizados no Curso de Formação em Capelania CENJ (Capelania Evangélica Nova Jerusalém);
-- SedeeFomedoconhecimentodeCristo. blog.com.br
– Bíblia Sagrada;
– Pesquisas na Web
- Acafebi.com.br
- Oceb.com.br
LITERATURA INDICADA
Editora Mundo Cristão – SP
9. No Leito da Enfermidade, Eleny Vassão, Cultura Cristã, 1997.